Patrimônio Cultural: AMAR – Areia/PB é uma das vencedoras do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade

Criado em 1987, o prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vinculado ao Ministério da Cultura (MinC), é um reconhecimento às ações de proteção, preservação e divulgação do patrimônio cultural brasileiro.

A mais importante premiação brasileira da área chega à sua 25ª edição. Os projetos são inseridos em sete categorias (promoção e comunicação; educação patrimonial, pesquisa e inventário de acervos; preservação de bens móveis, preservação de bens imóveis; proteção do patrimônio natural e arqueológico; e salvaguarda de bens de natureza imaterial), ou seja, pessoas físicas e jurídicas, de todo o país, que tenham alguma relevância na área, podem inscrever-se.

Este ano, venceram as ações e  projetos de preservação, valorização e divulgação do patrimônio cultural brasileiro desenvolvidos nos estados do Amapá, Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba e São Paulo. A Comissão Nacional de Avaliação, reunida em Brasília nos dias 25 e 26 de setembro, elegeu os melhores entre as 224 ações inscritas. Os  70 finalistas seguiram, então, para a etapa nacional de seleção. A Associação dos Amigos de Areia / AMAR foi uma das 7 premiadas, vencendo na categoria Preservação dos Bens Móveis, com a ação Oficina de Salvaguarda e Restauração: Areia e seus Museus.

Nós, do Villas de Areia – Condomínio de Campo, ficamos muito felizes com o prêmio. É com muito orgulho e carinho que parabenizamos toda a equipe AMAR pelo compromisso com a nossa cidade e pelo lindo trabalho!!!!

Veja a lista dos vencedores:

• Promoção e Comunicação
  Ação: Deus te Salve João Batista! Uma contribuição sobre o banho de São João de Corumbá
Proponente: Hélènemarie Dias Fernandes – MS

• Educação Patrimonial
Ação: Patrimônio Para Todos – Uma aventura através das memórias
Proponente: Instituto de Arte e Cultura – IACC/Escola de Artes e Ofícios do Ceará/Thomaz Pompeu Sobrinho – CE

• Pesquisa e Inventário de Acervos
Ação: Belém dos Imigrantes
Proponente: Centro de Memória da Amazônia – Universidade Federal do Pará (UFPA) – PA

• Preservação de Bens Móveis 
  Ação: Oficina de Salvaguarda e Restauração: Areia e seus Museus
Proponente: Associação dos Amigos de Areia – PB

• Preservação de Bens Imóveis
Ação: Restauro do painel em mosaico “Alegoria das Artes”, da fachada do Teatro Cultura Artística em São Paulo, de autoria de Emiliano Di Cavalcanti e S.A. Decorações Edis.
Proponente: Oficina de Mosaicos Ltda – SP

• Proteção do Patrimônio Natural e Arqueológico
Ação: Arqueologia e Socialização na Implantação de um Centro de Pesquisa no Amapá
Proponente: Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá – Núcleo de Pesquisa Arqueológica – AP

• Salvaguarda de Bens de Natureza Imaterial
Ação: Flautas Tradicionais do Vale do Jequitinhonha
Proponente: Daniel de Lima Magalhães – MG

Sobre Villas de Areia

O VILLAS DE AREIA é o um condomínio de campo situado em uma bela cidade de clima ameno e gente hospitaleira. São 25,00ha de superfícies planas, 14 Quadras e 362 lotes distribuídos em 173.545,47 m² de área privativa, além de 76.454,53 m² de área comum, localizadas dentro do perímetro urbano no Distrito de Muquém, no Município de Areia-PB, uma cidade tombada pelo patrimônio histórico nacional que respira cultura, beleza e entretenimento.
Esta entrada foi publicada em A Cidade, Cotidiano com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Deixe um comentário